No início deste ano, a agência americana FDA – Food and Drug Administration, que regulamenta medicamentos e alimentos, relatou sobre reações adversas da vacina para Covid-19 em pacientes com preenchimento facial.

Muitas dúvidas e preocupações surgiram após estas divulgações e para ajudá-los a esclarecer o assunto, neste texto vamos desvendar se afinal, pacientes com preenchimento podem tomar vacina contra a Covid-19?


Vacina para Covid-19 em pessoas com preenchimento labial ou facial.

Os preenchedores faciais são muito usados no mundo todo e podem ser temporários ou permanentes. Segundo a dermatologista Valéria Campos, essas reações são sintomas que não são uma exclusividade das vacinas contra o coronavírus. E costumam ser causados também por outros medicamentos, imunizantes ou outros gatilhos externos.

Para esclarecer de uma vez por todas essa questão das reações adversas das novas vacinas em pacientes com preenchimento, tomaremos como parâmetro, a nota oficial divulgada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD (para ler a nota na íntegra, clique aqui).

A Sociedade Brasileira de Dermatologia BD realizou os seguintes esclarecimentos:

  • Em primeiro lugar, que esse tema deve ser tratado com cautela, sem alardes ou sensacionalismo.
  • A ocorrência de efeito adverso em pessoas com procedimentos estéticos apesar de extremamente rara, está prevista e descrita em estudos sobre o tema.
  • O efeito adverso relatado pela FDA, que ocorreu em duas pacientes voluntárias em um dos estudos sobre vacina com cerca de 30 mil participantes, é conhecido como edema tardio recorrente. Trata-se de uma reação inflamatória na área onde houve preenchimento facial ou labial.
  • Em 2017, esse tipo de reação foi tema do artigo “Edema tardio intermitente e persistente ETIP: reação adversa tardia ao preenchedor de ácido hialurônico”, na revista Surgical & Cosmetic Dermatology, publicação da SBD.
  • Esse estudo reportou que essa substância ao ser aplicada em indivíduos com predisposição e na presença de gatilhos (infecções respiratórias, bacterianas ou virais e vacinação, entre outros) pode desencadear processo inflamatório devido à característica imunogênica (de gerar resposta imune) do preenchedor. 

 

Quero fazer preenchimento facial. Existe um tratamento com menor riscos para poder tomar vacina contra a Covid-19?

Foi perguntado à dermatologista Valéria Campos em reportagem para o Terra,  qual é o tratamento seguro para quem planeja se vacinar contra a Covid-19? Confira a resposta da especialista:

“Depende do tipo do preenchimento, o ácido hialurônico tem menor risco, e a data do procedimento também é importante.

Um outro ponto a ser verificado é o histórico do paciente sobre alergias ou reações adversas. Uma dica é verificar com seu dermatologista o período de duração e que tipo de preenchimento foi aplicado. Certifique-se de receber o certificado do produto injetado, ou pelo menos fotografar a embalagem do produto. Outras opções disponíveis, e sem contraindicações, são os tratamentos a laser e ultrassom microfocado”.


Qual a conclusão da Sociedade Brasileira de Dermatologia?

Na avaliação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pacientes com preenchimento podem tomar vacina!

Segundo a SBD, a possibilidade desse tipo de reação é REDUZIDA e NÃO DEVE IMPEDIR a adesão das pessoas à vacinação contra a Covid-19!

“Não há motivo para alarde nem para preocupação. De forma nenhuma as pessoas que fizeram preenchimento devem evitar a vacina, pois existe uma alta recomendação para que todos saibam as vantagens de se imunizar e de não se preocupar com esses eventos adversos, que geralmente são leves e regridem rapidamente”, salientou a coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da SBD, Edileia Bagatin.

Além disso, fique atento: caso algum sinal ou sintoma inesperado surja após tomar a vacina, qualquer pessoa (com preenchimento ou não) deve procurar orientação médica para ser devidamente avaliada e tratada.

Restou alguma dúvida se pacientes com preenchimento podem tomar vacina? Deixe nos comentários ou entre em contato com a gente:

Advogada Rita Soares

→ Instagram: @advogadaritasoares
→ Email: [email protected]
Clique aqui e fale com a gente pelo Whastapp!