A gente sempre espera que toda cirurgia seja um sucesso, mas por diversas razões o resultado pode não ser bem como o esperado. Um desses casos, é por exemplo, quando estamos diante de uma falha médico em cirurgia plástica.
Uma dúvida muito comum entre as pacientes é conseguir identificar se foi vítima de erro médico. Isso ocorre porque, nem tudo que não dá certo é considerado erro do profissional! Vou te explicar:
Erro médico em cirurgia plástica não é simplesmente quando um resultado do procedimento vai além das expectativas da paciente, mas sim quando o cirurgião age de forma negligente, imprudente ou com “imperícia profissional”.
Essas expressões te assustaram? Fique calma! Fiz um texto aqui no blog explicando o que significa cada um.
Clique aqui e entenda de uma vez por todas o que é erro médico!
Como os Tribunais entendem esse tipo de Erro Médico?
Os Tribunais brasileiros entendem de forma majoritária, que o médico cirurgião plástico possui obrigação em atingir o resultado prometido da cirurgia. Juridicamente, chamamos isso de responsabilidade de resultado. Isso significa que ele deve garantir o êxito do procedimento estético.
Só para entender melhor, veja essa definição dada pelo STJ – Superior Tribunal de Justiça:
cirurgia plástica estética é obrigação de resultado, uma vez que o objetivo do paciente é justamente melhorar sua aparência, comprometendo-se o cirurgião a proporcionar-lhe o resultado pretendido.
Se eu for médico, como me defender?
Por outro lado, o médico tem a possibilidade de demonstrar, pelos meios de prova admissíveis, que o evento danoso (resultado mal sucedido) tenha decorrido, por exemplo, de motivo de força maior, caso fortuito ou mesmo de culpa exclusiva da paciente. Caso a “vítima” por exemplo, não tenha seguido as suas orientações pós operatórias.
Para o médico, existe algumas medidas/procedimentos que ajudam muito a esclarecer ao paciente os riscos e os cuidados necessários, além de se proteger num possível embate jurídico.
Confira um dos nossos primeiros vídeos no canal que trata de erro em cirurgia plástica:
Se você acredita ter sido vítima de erro médico em cirurgia plástica ou teve alguma acusação semelhante, e precisa de mais informações, fale com seu advogado. E se ainda assim, as dúvidas persistirem, entre em contato:
→ Email: contato@ritasoares.adv.br
→ Redes Sociais: @advogadaritasoares
→ Telefone/Whatsapp: 61 9 98212-3753 ou clique aqui para falar no Whatsapp