Brasileiros com sintomas do novo coronavírus já podem realizar o teste sorológico da doença pelos planos de saúde, sem custo adicional.
Agora é regra
A medida foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (dia 29/06/20).
Como já abordamos aqui no Blog, em março, os convênios foram obrigados a cobrir o teste “RT-PCR”, com coleta pelo nariz e garganta. Porém, esta testagem não identifica infecções em estágio inicial ou de pacientes já curados. Agora, os planos devem cobrir todos os tipos de teste disponíveis no país!
Leia também: Planos de saúde e o direito dos pacientes com coronavírus
O que preciso saber antes de fazer o exame?
Para realização do exame de anticorpos, deve ser colhida uma mostra de sangue do paciente, recomendado a partir do oitavo dia desde o surgimento dos sintomas.
Mas atenção: Este só poderá ser feito com pedido médico para quem apresentar sintomas de gripe ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Caso o convênio de saúde negue ou limite o tratamento, é direito do paciente acionar a Justiça. Nesse caso, não esqueça de buscar advogado especializado na área da saúde!
Além disso, existem muitas dúvidas sobre quem pode pedir os exames de coronavírus pelo plano de saúde, qual o tipo de teste é coberto, quando é obrigatório e onde fazer. Por isso, respondemos essas principais perguntas logo abaixo.
Se ainda restar alguma dúvida, aproveite e deixe nos comentários ou entre em contato conosco!
- Quais testes foram liberados?
Exame de anticorpos IgA, IgG ou IgM, ou colheita do material genético (RNA) ou “partes” (antígenos) do vírus (RT – PCR)
- Quem pode pedir o exame?
Todos clientes têm o direito de fazer os exames de coronavírus pelo plano de saúde. Porém, vale lembrar que somente o médico poderá decidir pela coleta dos anticorpos ou de secreções do nariz e garganta.
- Quando o teste é obrigatório?
O teste de coronavírus passa a ser obrigatório em caso de gripe, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória. Sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave é importante observar se tiver: desconforto respiratório, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente, e coloração azulada dos lábios ou rosto.
- Como solicitar a receita?
Para maior segurança dos pacientes, os exames de coronavírus pelo plano de saúde também podem ser solicitados por consultas remotas, com receita virtual, ou encaminhamento físico do documento.
- Onde fazer?
O paciente deve acionar o plano para descobrir laboratórios que cubram o seu convênio e agendar o exame.
Lembre-se: Todo paciente conveniado possui direito de realizar os exames de coronavírus pelo plano de saúde!
Esse texto foi útil para você? Aproveite e compartilhe com seus amigos, familiares e divulgue informação!
Conte comigo!
Advogada Rita Soares
contato@ritasoares.adv.br
Fonte: Metrópoles