O que é de fato a cicatriz de cirurgia plástica?

Sempre que a  pele sofre uma abertura (ferimento), nosso corpo  dá inicio ha uma série  de reações objetivando o reparo da área lesada. Como resultado de todo esse processo, temos a formação da cicatriz.

Por apresentar uma estrutura cutânea diferente da original, a cicatriz pode acabar ganhando destaque, principalmente quando se encontra no rosto.

Em alguns casos, a cicatriz que deveria apresentar-se com aspecto fino e de tonalidade próxima a da pele,  pode ficar grossa, elevada e escurecida, como no caso das cicatrizes hipertróficas e as cicatrizes queloidianas, gerando grande desconforto estético para o paciente e motivando novamente a procura pelo cirurgião plástico para resolução do problema.

É possível ter uma cicatriz de cirurgia plástica de qualidade?

Para que o sonho da sua cirurgia plástica não torne um pesadelo por conta da cicatriz, deve-se ter em mente, que a cicatriz com boa qualidade estética se deve a alguns fatores controláveis pelos médicos e outros não. Realizar a sutura (dar pontos) com técnica apurada, sem machucar a pele e com fios delicados; evitar a ocorrência de infeção; evitar tensão na cicatriz, são preceitos básicos para o cirurgião plástico obter uma boa cicatrização.

Certos pacientes têm tendência a desenvolver cicatriz queloidiana, essa tendência é pesquisada pelo medico na entrevista com o paciente e caberá ao médico providencias no sentido de evitá-las, porem, poderá ocorrer o aparecimento de cicatrizes queloidianas mesmo sem o antecedente familiar genético.

Desta maneira é importante o entendimento do paciente no sentido de saber que, embora as incisões cirúrgicas sejam feitas em locais especiais com a finalidade de escondê-las, a qualidade da cicatriz como resultado final, dependerá de fatores individuais e também da técnica ou da perícia do médico cirurgião.

Qualquer alteração ou dúvida durante o seu período de cicatrização, procure o seu médico para dirimir suas duvidas e orienta-lá de forma coerente.

Caso o seu médico não a atenda amigavelmente, procure um advogado especialista na área para orientar diante da situação específica.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite e deixe o seu comentário!
Se preferir, envie um email ou entre em contato:

Email: contato@ritasoares.adv.br
Redes Sociais: @advogadaritasoares
Telefone/Whatsapp: 61 9 9263-5705

Author

Write A Comment

Como posso ajudar?Contato com a Advogada
+